21 de fev. de 2010

Perigo no Lanche Infantil

CLIQUE NA IMAGEM P/ AMPLIAR


Análise da Pro Teste em 31 produtos encontra substâncias prejudiciais à saúde das crianças

POR BEATRIZ SALOMÃO


Rio - Práticos, saborosos e aprovados pela maioria das crianças, biscoitos e doces industrializados devem ficar longe das lancheiras para não prejudicar a saúde dos pequenos. Boa parte destes lanches contêm substâncias que podem causar alergias, hiperatividade e até câncer. A conclusão é de análise em 31 produtos da Associação de Consumidores Pro Teste.

Técnicos analisaram os rótulos de 16 biscoitos, oito doces, quatro gelatinas e três bebidas. Dentre as marcas analisadas, 19 apresentaram os corante Amarelo Crepúsculo, Tartrazina ou Vermelho 40, que podem causar hiperatividade, déficit de atenção, alergias e até câncer. Além disso, 13 tinham glutamato monossódico — que causa alergia —, e oito, edulcorante (adoçante) na composição. A substância é potencialmente cancerígena e pode causar lesões cerebrais.

Segundo a pesquisadora de alimentos Manuela Dias, uma das responsáveis pelo levantamento, a presença de substâncias que causam malefícios deveria estar em destaque nos rótulos, o que não ocorre.


A Pro Teste trabalhou com os biscoitos da Elma Chips, Piraquê, Club Social, Yoki, Visconti e Santa Helena. Os doces foram Mentos Ice Cheery, 7 Belo, Chiclets, Bubaloo, Jelly Bananas e Marshmallow e Confeti, além das gelatinas Royal e Dr Oetker. Entre as bebidas, estavam Mini Schin e o suco Tang de Maracujá.


A Pepsico e a Arcor, responsáveis pela Elma Chips e 7 Belo, informaram seguir as determinações da Anvisa. A Visconti disse ter rígidos padrões de qualidade. A Schincariol optou por não comentar a pesquisa e a Yoki não encontrou os técnicos responsáveis pelo produto. Ninguém responsável pela Santa Helena foi encontrado. Procuradas, as demais marcas não responderam.


O QUE DAR AOS FILHOS


A nutróloga Tamara Mazaracki afirma que os pais devem dar preferência a alimentos frescos e naturais, sempre tendo cuidado com a conservação, para não estragarem. “Crianças devem levar na lancheira frutas, como maçã e banana, sanduíche de queijo e suco natural. São opções que não prejudicam a saúde”, explica Tamara.




LINK DESSA POSTAGEM


0 comentários:

Postar um comentário